Como construir uma vida mais saudável?
A sua expectativa de vida pode aumentar com simples cuidados diários. Afinal, equilíbrio e bem-estar são essenciais para conquistar qualidade de vida e saúde para o seu corpo.
A correria do dia a dia muitas vezes nos impede de ter uma vida saudável, dando lugar ao sedentarismo ou isolamento social. Quem não troca um encontro com os amigos por um sofá e filme na TV? É claro que descansar em casa é ótimo, mas fazer disso um hábito é o grande problema.
Mas não é só de corpo que estamos falando, pois vários aspectos relacionados ao modo de vida influenciam diretamente em nossa saúde. Cultura, crenças, valores e demais aspectos sociais e individuais que compartilhamos em comunidade, por exemplo. Nesse contexto, a saúde também está relacionada a fatores como as reações emocionais tais como: estresse, nervosismo, medo, alegria, entusiasmo, entre outros. Isso nos mostra o quanto é complexo pensar a saúde e adotar um modo de viver saudável.
Sabendo dessa importância, separamos algumas dicas para você viver bem com você e com o próximo. Confira!
• Alimente-se bem;
• Pratique atividade física;
• Reserve tempo para o lazer;
• Mantenha a higiene pessoal e bucal em dia;
• Ame-se e reforce o lado espiritual.
Construindo uma vida mais saudável com a família
Crianças que crescem em um ambiente no qual a família possui um estilo de vida saudável, carregam esse hábito para toda a vida. Assim, evitam doenças e aprendem a valorizar a qualidade de vida tornando-se adultos conscientes sobre a importância dos seus hábitos diários como forma de prevenção e cuidado. Nesse contexto, procure sempre:
• Compartilhar momentos de diálogo, cooperação e integração com sua família;
• Ser amoroso (a);
• Ter zelo pelas coisas;
• Dedicar-se e dar atenção aos filhos e familiares;
• Reservar um tempo para o lazer em conjunto.
Construindo uma vida mais saudável com a comunidade
Viver saudavelmente também significa criar vínculos sociais e culturais, respeitando o jeito de pensar de cada indivíduo, bem como as suas singularidades. Priorizar o coletivo ao invés do individual pode trazer benefícios a todos e gestos simples do dia a dia já podem fazer diferença. Veja alguns deles:
• Jogar o lixo em seu devido local e não em vias públicas;
• Manter calçadas e ruas limpas;
• Plantar árvore;
• Participar de ações que promovam o bem-estar da comunidade local;
• Preservar os espaços públicos;
• Prezar pela coletividade.
Como começar a ter uma vida mais saudável?
Primeiramente é preciso abandonar hábitos ruins, dando lugar a novos costumes diários. Confira algumas dicas.
- Coma bem
Alimentar-se bem é mais simples do que se imagina. Para começar, troque os alimentos industrializados e ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares – gatilho para doenças como infarto, derrames, hipertensão, obesidade, diabetes e até câncer – por produtos naturais (legumes, folhas, frutas, peixes, nozes, castanhas, avelãs, amêndoas e pistache), entre outros.
- Durma bem
Uma boa noite de sono é essencial para repor as energias e estar com pique total para o dia seguinte.
- Não fique parado
Dê adeus ao sedentarismo. Ele não é um bom amigo e longe dele você evita doenças como obesidade, hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, além de ter mais disposição e energia.
- Levante-se da cadeira
Um grande número de pesquisas comprova que sentar por longas horas faz mal à saúde.
- Elimine o cigarro
O tabaco é responsável por diversos tipos de doenças, entre elas, os cânceres pulmão e de boca. Estima-se que cerca de 200 mil mortes por ano, no Brasil, são decorrentes do tabagismo.
- Amor próprio
O amor que devotamos a nós mesmos nos faz enxergar qualidades pessoais, valores e referenciais que são essenciais para o equilíbrio emocional e bem-estar individual.
- Cultive bons amigos
Você provavelmente já ouviu o ditado “quem tem amigos tem tudo”. Inclusive saúde, complementaríamos. Pesquisadores da Universidade Brigham Young, nos EUA, descobriram que quem vive rodeado de amigos e vizinhos pode viver até 50% mais do que alguém que vive só.
- Vida sexual
Uma vida sexual saudável também traz muitos benefícios à saúde, uma vez que contribui para a melhoria do humor, o aspecto da pele, alivia o estresse, a TPM e relaxa o corpo. De acordo com pesquisadores britânicos, da Universidade de Bristol, a frequência sexual diminui os riscos de infarto e contribui para um sono melhor.
Fonte: Unimed