Tratar os fatores de risco pode prevenir até 90% dos casos de AVC

Os principais fatores de risco do AVC são a hipertensão, obesidade, diabetes e colesterol alto.

 

Qual a relação entre a pressão alta e o AVC hemorrágico, conhecido como derrame? O Bem Estar da última terça-feira (16) mostrou como a saúde do coração protege o cérebro. Como a arritmia – problema que faz o coração bater fora do ritmo – pode causar AVC isquêmico? O cardiologista Roberto Kalil e a neurologista Gisele Sampaio Silva falaram sobre o assunto.

 

AVC: causas, riscos e prevenção

O AVC pode ser de dois tipos: isquêmico (a artéria se fecha, impedindo a chegada de sangue oxigenado para o cérebro) e o hemorrágico (uma artéria se rompe dentro do cérebro e o sangue extravasa, comprometendo a área inundada.

 

Os principais fatores de risco do AVC são a hipertensão, obesidade, diabetes e colesterol alto. Álcool, fumo, sedentarismo também são fatores. Tratar os fatores de risco pode prevenir até 90% dos casos de AVC.

 

Segundo a neurologista, não há muita diferença entre os sintomas do AVC isquêmico e do hemorrágico. Por isso, é preciso ficar atento se você sentir paralisia de um só lado do corpo (ocorre em até 80% dos casos), adormecimento, perda do campo de visão, tontura com visão dupla, dor de cabeça muito forte e abrupta e dificuldade para falar ou de compreensão. O socorro rápido é essencial para evitar sequelas!

 

Fonte: Bem Estar (Globo)