Aos colegas fazendários que conhecem e lutam pelo sucesso da Cafaz, sempre.

Caros amigos, caras amigas. A Cafaz chega aos quase 30 anos, prestando serviços de qualidade maior à saúde da classe fazendária cearense, tendo por característica o ambiente de neutralidade, distante sempre das lutas e interesses de cunho político, partidário, algo que ofusque a sua vital trajetória. Desse pensamento, graça a Deus, todos comungamos.

Participamos da criação da Cafaz e entendemos que ela requer o discernimento, o esforço e a participação efetiva dos usuários na condução dos seus destinos, para a manutenção e expansão da excelência do plano. A cada renovação do quadro gestor, a certeza de que o grupo que chega contará com a boa herança do antecessor para, todos juntos, poderem somar em função do vigor e do brilho de uma conquista que precisa e deve ser preservada. Entre todas as entidades que compõem a família fazendária do estado, somos a única para a qual todos as atenções devem convergir, sem brigas.

E mais do que nunca é preciso que a gente se una e se desdobre em função da Cafaz. O cenário para o setor de planos de saúde continua difícil, por vários fatores. Ainda assim, somos considerados pela ANS, seguidamente, o melhor Plano de Saúde do Estado do Ceará. Isso é trabalho, excelência da gestão, envolvimento colaborativo de diretores, colaboradores e usuários.

A inflação médica é fenômeno preocupante. O envelhecimento da carteira está se consolidando com muita velocidade. As patologias crônicas, como o câncer, entre outras doenças que acometem o colega mais idoso ou o seu familiar, oneram bastante o custo assistencial. O alto custo da incorporação de novas tecnologias, a utilização de órteses e próteses tem valores muito elevados. Felizmente, temos uma auditoria de muita qualidade.

Enfrentamos dificuldade para melhorar a linha de receita, daí a necessidade de buscar outras opções que possam gerar recursos para a oxigenação da carteira. A incorporação das receitas da Corretora pela Saúde tem permitido grande alívio, mas não é suficiente. Há gente pensando em substituir o nosso plano de saúde por algo mais baratos. O ICEC chama a atenção de colegas que, desavisadamente, nele pensam como solução. Contudo, nossos programas, projetos e ações são inigualáveis. O PGS e suas campanhas de prevenção têm dado a tranquilidade que todos merecemos.

Portanto, venho aqui convocar os colegas associados da Cafaz ao entendimento, ao bom-senso, ajudando-nos uns aos outros a dar continuidade à brilhante trajetória do nosso Plano de Saúde, com espírito desarmado, conscientes de que Cafaz é manutenção da saúde, é prevenção de doenças, é terapias alternativas que permitem enxergar o ser humano em sua integralidade. E assim ganharmos em qualidade de vida e felicidade.

 
Obrigado pela atenção. A Cafaz, acima de tudo.

 

LUIZ PONTES