6 benefícios fornecidos ao tocar instrumentos
A maioria das crianças é naturalmente atraída por instrumentos musicais, porque ao tocar uma corda de guitarra ou tocar as teclas do piano, elas podem produzir sons com uma simples tentativa. Se você perceber que seu filho acompanha melodias diferentes, eles provavelmente estão em sintonia com a música e também gostariam de aprender a fazer sozinhos. As crianças que aprendem a tocar instrumentos musicais ganham um ótimo passatempo e também desfrutam de uma série de importantes benefícios mentais que os ajudarão a se tornar pessoas mais bem-sucedidas. Conheça os benefícios no artigo a seguir:
1. Aumenta o sucesso acadêmico
Mais e mais pesquisas mostram que existe uma estreita conexão entre a prática de tocar um instrumento musical e o sucesso acadêmico, e a razão é que aprender a tocar um instrumento musical melhora o pensamento cognitivo. Uma criança que toca um instrumento musical estimula as partes do cérebro que estão conectadas a estudos escolares e acadêmicos, e esta também é uma ótima maneira de melhorar a memória, o que os ajudará a passar nos testes com notas altas.
2. Estimula conexões sociais
Se o seu filho aprende a tocar um instrumento musical em uma aula com outros alunos, será muito melhor aprender em conjunto com outras crianças, e no caso de aprenderem a tocar instrumentos clássicos, eles podem até trabalhar com uma orquestra inteira. Mesmo que seu filho escolha tocar bateria ou uma guitarra elétrica, por exemplo, há uma grande chance de que eles tenham o desejo de formar uma banda e encontrar outros amigos para se juntarem a ela. Uma vez que isso acontece, a criança aprende a trabalhar em equipe e às vezes a agir como líder, e desenvolve conexões sociais que não teriam sido criadas se não fosse pelo instrumento musical.
3. Aumenta a autoconfiança
A autoconfiança é uma das coisas mais importantes para o sucesso na vida, porque se não acreditarmos que podemos ser bem-sucedidos, nunca agiremos para conquistar os objetivos que desejamos alcançar. Aprender a tocar instrumentos musicais ajuda a criança a lidar de forma agradável com sentimentos de frustração. Uma vez que elas percebem que precisam praticar todos os dias para tocarem cada vez melhor, elas entenderão que a frustração é parte do processo e isso ajudará a manter a confiança, mesmo nos momentos difíceis da jornada para realizar seus sonhos.
4. Ensina disciplina e paciência
Não é segredo que as crianças de hoje são muito menos pacientes do que as crianças de antigamente, e parte da razão é que hoje muitas coisas são imediatamente acessíveis. Portanto, as crianças de hoje crescem com o pensamento de que não há necessidade de colocar muito esforço para realizar as coisas, o que pode afetar negativamente suas vidas e sua capacidade de ter sucesso mais tarde. Aprender a trabalhar com instrumentos é, portanto, um excelente remédio para esta doença moderna, pois ajuda a serem mais pacientes e melhores pessoas. Além disso, ao tocar em uma orquestra ou em uma banda com outras crianças, a criança deve esperar a sua vez para tocar ou fazer um solo, por exemplo.
5. Melhora as funções do sistema respiratório
Essa vantagem é exclusiva de crianças que aprendem a tocar instrumentos de sopro, pois precisam respirar profundamente e aprender a exalar de uma maneira específica para reproduzir o som desejado. Tal treinamento é um exercício de respiração que ajuda as crianças a fortalecer e melhorar o funcionamento de seus pulmões e os músculos que controlam a respiração e, portanto, é altamente recomendado para crianças com doenças respiratórias crônicas.
6. Reduz o estresse
Nossos filhos também experimentam momentos de crise e estresse como nós adultos e, assim como a música pode nos acalmar, também pode fazer o mesmo por eles. No entanto, fazer música é uma maneira ainda mais eficaz de relaxar do que simplesmente escutá-la, uma vez que a criança participa ativamente na redução de seu próprio estresse no momento em que estão tocando e, na maioria dos casos, as crianças que aprendem a tocar cedo, entendem que é uma ótima maneira de distraí-las de suas preocupações e "desconectar" de tudo o que está incomodando-as.
Esses benefícios são suficientes para entender que aprender a tocar um instrumento não é apenas um passatempo agradável e simples que você pode fornecer ao seu filho, mas uma maneira de autoaperfeiçoamento que leva a uma vida muito mais saudável e bem-sucedida. Se seus filhos mais velhos tocavam no passado, não há dúvida de que você pode ver os resultados desse hobby em suas vidas adultas.
Fonte: Tudo Por Email