Fatos geográficos que aprendemos errado

No mundo moderno, em vez de estudar o atlas, fazemos uso da internet. Portanto, não é nenhuma surpresa que existam diversos erros a respeito da geografia básica do mundo. Abaixo você encontrará 14 erros comuns que deixam professores de geografia em prantos.

 

1. A Antártica não tem fuso horário

É um equívoco comum afirmar que este continente congelado no Polo Sul não tem fuso horário. No entanto, como sabemos das estações científicas que estão localizadas em várias partes desta enorme plataforma de gelo, existem nove diferentes fusos horários em uso na Antártida.

2. A Rússia e a Turquia são os únicos países em dois continentes

Você pode acreditar que a Rússia e a Turquia são os dois únicos países que se encontram em dois continentes, mas, segundo os geólogos, a fronteira entre a Ásia e a Europa é a bacia hidrográfica do Cáucaso, o que significa que a fronteira também cruza o Azerbaijão, a Geórgia e o Cazaquistão.

3. O Nilo é o rio mais longo do mundo

Isso é o que encontramos nos livros de Geografia, mas, se você levar alguns fatores em consideração, como afluentes, múltiplos canais de um rio e atalhos que eliminam curvas mais longas – como alguns estudos já mostraram, o Rio Amazonas bate o Nilo por um triz – 6.853 quilômetros contra 6.992 quilômetros.

4. A Flórida é o estado mais a sul dos Estados Unidos

O arquipélago de Florida Keys é um paraíso para os turistas que vão em busca do marcador geográfico mais a sul em Key West. No entanto, este é apenas o ponto continental mais a sul. O Havaí, de fato, atinge quase 21° de latitude, apenas 8.757 quilômetros do equador.

5. Todos os estados do Brasil têm horário de verão

Isso está completamente errado. Os únicos estados que aderem ao adiantamento do relógio são Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

6. A Noruega é o país mais a norte do mundo

A Noruega é apenas a quarta nação mais a norte. O Canadá, a Groelândia e a Rússia estão mais perto Polo Norte, sendo a Ilha Kaffeklubbenb, na Groelândia, a terra mais a norte do mundo.

7. A ponte mais longa do mundo é a Verrazano-Narrows

Os americanos ‘perdem’ mais essa, pois a ponte nem chega perto de ser a mais longa do mundo. Essa honra vai para a Ponte Danyang-Kunshan, em Pequim, na China, que se estende por impressionantes 164.800 metros. E caso você se

pergunte, a ponte Verrazano é está na posição 149 na lista.

 

8. A ilha Krakatoa fica a leste de Java

Krakatoa, o Inferno de Java é o título de um filme emocionante sobre a erupção de 1883 que causou o som mais alto já ouvido na Terra. No entanto, o título original do filme em inglês, na tradução literal, éKrakatoa, Leste de Java. O problema é que esse vulcão está localizado na costa oeste de Java. Ninguém se deu o trabalho verificar isso antes de gravar um filme inteiro sobre isso?

9. O Canadá é o maior país do mundo

Não chega nem perto! A Rússia tem 17.100.000 km², tão grande que tem 10 fusos horários diferentes. O Canadá é um segundo distante com 9.985.000 km². No entanto, devido a suas seis zonas, há uma longa lacuna de horários entre Vancouver, no oeste e St. John's, e Terra Nova, a leste.

10. O Matterhorn é a maior montanha da Europa

O pitoresco pico suíço pode ser a montanha visualmente mais impressionante do mundo, mas nem chega perto de ser a mais alta da Europa. Esse posto vai para o Monte Elbrus, na Rússia, que chega a 5.642 metros na Cordilheira do Cáucaso, perto da fronteira com a Geórgia.

11. Genebra é a capital da Suíça

Genebra e Zurique podem ter reputações como centros culturais mundiais, mas a capital é, na verdade, Berna, a quinta maior cidade do país. Todo visitante internacional de Berna recebe uma barra de chocolate Toblerone como presente de boas-vindas.

12. Grã-Bretanha e Reino Unido são a mesma coisa

O Reino Unido é uma área que inclui a Inglaterra, o País de Gales, a Escócia e a Irlanda do Norte. Por outro lado, a Grã-Bretanha é apenas parte desse território, especificamente a ilha que consiste da Inglaterra, País de Gales e Escócia.

13. A Islândia é coberta por gelo

Esta pequena nação insular no Atlântico Norte não é tão fria como pensam. Graças à quente corrente do Atlântico Norte nas proximidades, as costas da Islândia permanecem sem gelo durante todo o inverno. Claro que existem geleiras, mas também há gêiseres e atividades vulcânicas.

14. Lagos é a capital da Nigéria

Isso costumava ser verdade até 1991, quando a capital foi movida para Abuja. Houve duas vantagens com este movimento: Abuja está perto do centro do país, e é a localização do Wonderland, um dos primeiros parques de diversões do país.

Fonte: Tudo por email