Autismo: como identificar os sinais dessa doença nas crianças

De acordo com dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças, órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, há um caso de autismo para cada 110 pessoas. Portanto, estima-se que no Brasil, com mais de 200 milhões de habitantes, pode ter cerca de 2 milhões de autistas. Embora os sintomas deste grupo de distúrbios do desenvolvimento cerebral possam variar, existem sinais de que uma pessoa pode estar no espectro do autismo. Oito deles podem ser encontrados abaixo. 

 

1. Problemas de comunicação verbal

Paul Wang, vice-presidente da Austism Speaks, organização voltada para estudos de autismo, diz: "Embora os bebês atinjam os marcos da linguagem em momentos diversos, se houver um atraso além de certas idades, é importante buscar uma avaliação profissional. Os sintomas potenciais do autismo incluem nenhum gesto para frente e para trás, como apontar ou acenar; não falar uma palavra sequer por 16 meses; ou nenhuma frase significativa de duas palavras por 24 meses". 

2. Falta de reciprocidade social
Crianças pequenas e saudáveis mostram suas conexões com os outros compartilhando um sorriso, um abraço ou um olhar de reconhecimento. Se o seu filho ou neto não estiver dando grandes sorrisos ou expressões alegres até os seis meses de idade, isso pode ser um sinal de autismo. 

O contato visual também pode ser difícil para autistas, pois afeta a capacidade de ler e interpretar expressões faciais de outras pessoas. Dana Watternberg Khani, consultora sênior e especialista em autismo do Autism Friendly Spaces, nos Estados Unidos, diz que “muitas crianças com autismo têm dificuldade em se relacionar com os outros, por isso podem parecer mais interessadas em objetos do que em pessoas”. Por exemplo, ao mostrar a foto de uma bola a uma criança, ela pode se interessar mais por isso do que fazer contato visual com você.

3. Perda de fala ou habilidades sociais

Segundo a pesquisa, a regressão é comum entre as crianças autistas. O Dr. Wang sugere que "qualquer criança que esteja doente ou chateada pode ficar menos comunicativa por um curto período, mas se a perda de habilidades durar mais do que alguns dias, é importante procurar um especialista para descobrir o porquê". 

Estudos mostraram que cerca de um terço das crianças com autismo experimentam algum tipo de regressão, mas a maioria delas não tem um desenvolvimento típico que desencadeia isso. Em vez disso, elas têm atrasos precoces e perdem alguma habilidade que já haviam alcançado. 

4. Comportamento repetitivo
De acordo com o Autism Speaks, “agitar, balançar, pular e girar as mãos, organizar e reorganizar objetos e repetir sons, palavras ou frases” são características comportamentais comuns de autismo.

5. Excesso de organização

As crianças com autismo podem ficar obcecadas por ordem sem propósito algum. Por exemplo, na hora de brincar, elas podem passar horas alinhando os brinquedos e classificando-os por cor ou tamanho, em vez de simplesmente brincar com eles. 

A rotina é importante na vida e todos nós ficamos um pouco desconfortáveis quando temos que nos desviar da nossa maneira habitual de fazer as coisas, mas se seu filho ou neto realmente não gosta quando você pode para fazer algo diferente, isso é um sinal claro de um problema. 

Em crianças pequenas, isso pode parecer um comportamento semelhante a uma birra. À medida que as crianças crescem, os sintomas do autismo podem se revelar em comportamentos repetitivos, como andar de um lado para o outro ou torcer as mãos quando estão ansiosos. 

6. Preocupações e obsessões em excesso
De acordo com o Autism Speaks, o interesse extremo e o conhecimento profundo de um assunto incomum também podem ser um sinal de autismo. Isso poderia ser uma obsessão com ventiladores, aspiradores de pó ou vaso sanitário, e conhecimento especializado em astronomia ou um personagem de desenho animado. Crianças mais velhas e adultos com autismo podem desenvolver uma preocupação com datas, números, símbolos e tópicos científicos.

7. Levam tudo para o lado literal

Portadores de autismo frequentemente têm dificuldade em inferir ou entender conceitos abstratos e expressões idiomáticas. Por exemplo, se você pedir a uma criança para se sentar, elas podem perguntar onde devem sentar. 

8. Outras condições associadas 
O Dr. Khani nota que é comum que essas pessoas também possam ser diagnosticadas com outras enfermidades. Ele ressalta que outros problemas, como dificuldade para dormir, problemas gastrointestinais, convulsões, problemas sensoriais e um transtorno chamado pica, no qual a pessoa come coisas que não são alimentos, fazem parte do diagnóstico. 

Fonte: Tudo Por Email