Pedras nos rins: conheça os 6 sintomas comuns dessa doença
Você provavelmente já ouviu falar de cálculos renais antes, mas talvez não saiba totalmente do que se trata. Popularmente conhecido como pedras nos rins, são sais minerais que se acumulam no trato urinário. Cerca de 90% das pedras são constituídas de oxalato de cálcio e 10% de ácido úrico.
Elas geralmente surgem quando a pessoa diminui o volume de urina, ou se há excesso desses minerais, e alguns são mais propensos a desenvolvê-las do que outros. É mais comum em homens, mas mulheres também podem ter. A medicina ainda não conseguiu explicar totalmente o porquê de ser mais comum em homens, mas acredita-se que esteja relacionado à dieta e desidratação.
E como tratar os cálculos renais?
Existem tratamentos diferentes, que dependem do tamanho e da localização de cada cálculo. Grande parte das pedras pode passar pelo canal urinário, ou seja, a pessoa pode eliminá-las ao fazer xixi. No entanto, se a pedra for muito grande, pode ser bastante doloroso. Os cálculos maiores precisam ser desfragmentados para que possam ser eliminados sem dor. Normalmente, os médicos utilizam a Litotripsia Extracorpórea, um aparelho que emite ondas de choque para quebrar os cálculos, e assim não é preciso fazer procedimento cirúrgico.
Alguns indivíduos precisam fazer o procedimento mais de uma vez, normalmente quando as pedras são maiores que 1,5cm. Feito isso, elas precisam ser eliminadas. Como alternativa, o médico pode anestesiar o paciente e eliminar os pequenos fragmentos no canal urinário. Embora seja raro, podem ser feitos procedimentos mais incisivos se o cálculo for muito grande ou difícil de remover.
Mas como saber se você tem cálculos renais? Os sintomas podem ser facilmente confundidos com outras condições, como apendicite ou infecções no trato urinário. Por isso, atente-se aos sintomas abaixo e, caso necessário, busque ajuda médica.
1. Dor nas costas, na barriga ou na lateral
Essas dores surgem quando o ureter, um pequeno tubo que liga a pelve do rim à bexiga, pode estar com pedras acumuladas. Consequentemente, isso pode causar dor severa ao redor dos rins, localizados no meio das costas. A dor pode irradiar para as coxas ou a parte inferior do abdômen.
2. Dor ou queimação ao urinar
Isso geralmente ocorre quando uma pedra está prestes a deixar o ureter e entrar na bexiga. Essa ação estimula a bexiga e causa irritação, e então a pessoa sente um grande desconforto toda vez que precisa urinar.
3. Sangue na urina
Assim como o interior da boca, o revestimento dentro dos rins e da bexiga também é sensível, ou até mais. A pedra pode raspar no tecido, causando sangramento que pode aparecer na urina.
4. Você faz pouca quantidade de xixi por vez
Isso acontece quando a pedra passa pelo ureter. Quando isso acontece, ela irrita a bexiga, e isso faz com que a pessoa sinta vontade de ir ao banheiro com frequência, mas a quantidade de urina é muito pequena.
5. Náuseas e vômitos
Este sintoma pode indicar que o rim está obstruído, o que significa que o ureter está parcialmente ou totalmente bloqueado, impedindo que a urina fique na bexiga. Os nervos dos rins e dos intestinos estão interligados, e uma obstrução renal pode afetar o trato digestivo, o que causa enjoos e possíveis vômitos.
6. Febre e calafrios
Esses sintomas isolados não são um sinal de cálculos renais, mas, caso estejam acompanhados de outros sintomas, então é possível que haja uma infecção, pois as pedras são um refúgio seguro para bactérias. Caso você tenha febre e calafrios acompanhados de outros sintomas, como os descritos acima, então é preciso procurar um médico o quanto antes. Quando o cálculo for removido, ainda será preciso fazer um tratamento com antibióticos para acabar com a infecção.
Fonte: Tudo Por Email