Estudo revela que abraçar faz bem à saúde!

Alguns dos efeitos dessa ação são alivio da dor e calorias queimadas. Caso o abraço não seja correspondido, os efeitos podem ter resultado contrário.

Um abraço pode mostrar como nos sentimos em relação a alguém, e não só é uma ótima maneira de se relacionar com os outros, como também nos faz sentir bem. Entretanto, surpreendentemente, abraçar tem vários benefícios para a saúde física também: cientistas descobriram que quando abraçamos um ente querido, o hormônio oxitocina é liberado na corrente sanguínea. Esse hormônio reduz a pressão arterial, o estresse e a ansiedade, além de melhorar a sua memória. Ele também está ligado à afetividade e, por isso, é conhecido como "o hormônio do amor".

Mas, com todos esses benefícios (e mais), nós devemos ser seletivos com quem abraçamos? A resposta é "sim": De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Viena, dar um abraço educado em alguém que não conhecemos direito pode ter o efeito oposto. Aliás, quando recebemos abraços indesejados - seja de estranhos ou pessoas que conhecemos, o hormônio oxitocina não é liberado - em vez disso, liberamos cortisol, o hormônio do estresse, e por causa disso os níveis de ansiedade aumentam.

Então, antes de dar um abraço em alguém, certifique-se de que ele será retribuído. Fora isso, aqui estão 10 razões pelas quais devemos abraçar nossos entes queridos com mais frequência.

1. Abraçar combate o resfriado comum e a gripe
Um abraço por dia pode combater infecções e resfriados relacionados ao estresse. Isso foi confirmado por estudos realizados na Carneige Mellon University, onde verificou-se que o abraço é eficaz na proteção de pessoas com vulnerabilidade induzida pelo estresse, como infecções virais.

2. Abraçar estimula o sistema imunológico
Além de elevar o seu espírito e fazer você se sentir bem, o hormônio oxitocina, que é liberado quando abraçamos, também aumenta a presença de outros hormônios que combatem infecções. O efeito combinado de se sentir bem e saudável, por sua vez, ajuda a impulsionar o sistema imunológico.

3. Abraçar ajuda a aliviar a dor
Enquanto abraços têm a capacidade de estimular o sistema imunológico, a oxitocina também diminui os níveis de dor. É por isso que, normalmente, quando sentimos dor, a nossa resposta natural é massagear a área afetada: verificou-se que mesmo um simples toque libera oxitocina o suficiente para nos sentirmos melhor.

4. Abraçar abaixa a pressão arterial
Mais uma vez, a oxitocina desempenha um papel importante aqui, uma vez que reduz o cortisol no organismo, diminuindo assim a pressão arterial. Além disso, no momento em que abraçamos uma pessoa, um tipo de receptor de pressão na pele, conhecido como Corpúsculo de Pacini, é ativado e envia sinais para o cérebro, que por sua vez também trabalha para reduzir a pressão.

5. Abraçar relaxa a tensão muscular
Abraços relaxam a tensão no corpo combatendo a dor e melhorando a circulação sanguínea. Eles também promovem o fluxo de sangue nos tecidos moles, relaxando assim os músculos tensos.

​6. Abraçar promove a saúde do cérebro e memória
Mais um benefício da oxitocina: quando esse hormônio é liberado através de abraços, ele aumenta nosso poder de memória, além de estimular o sistema nervoso parassimpático, ajudando nosso cérebro a encontrar um equilíbrio entre a atividade e a serenidade.

7. Abraçar queima calorias
Embora seja difícil acreditar, abraçar queima cerca de 12 calorias - pode não ser muito, mas já ajuda, não é mesmo?

8. Abraçar reduz o risco de doenças cardíacas
Como você pode ter suspeitado - graças à oxitocina! Como esse hormônio desempenha um papel vital em manter baixos seus níveis de estresse, ansiedade e pressão arterial, ele também contribui para diminuir o risco de doenças cardíacas.​

9. Abraçar reduz preocupações com a mortalidade

De acordo com um estudo publicado no periódico Psychological Science, abraços têm a capacidade de diminuir nosso medo da morte. O estudo também examinou os efeitos de abraçar um objeto inanimado, como um ursinho de pelúcia, e descobriu que isso é o suficiente para acalmar os medos existenciais de algumas pessoas. Também foi descoberto que simplesmente imaginar que você abraça uma pessoa que ama pode liberar serotonina, dopamina e endorfina no cérebro, provocando sentimentos de felicidade e alegria. Isso anula as preocupações relacionadas à mortalidade, pois esses hormônios contribuem para níveis mais baixos de estresse.

10. Abraçar eleva o seu humor
Quando os seus níveis de serotonina estão baixos, você fica mais propenso a ter sentimentos relacionados a depressão e solidão, mas abraçar alguém pode aumentar a produção dessa substância, ajudando a melhorar o seu humor, bem como a sua autoestima. Portanto, se você está se sentindo um pouco pra baixo, dê um grande abraço em quem você ama!

 

Fonte: Tudo Por Email