Vacina da meningite: quem não se imunizou na infância deve tomar?

 

Vacina da meningite: quem não se imunizou na infância deve tomar?

A meningite não é exatamente uma doença só. Existem dois tipos básicos, meningite viral e bacteriana, e o segundo tipo pode ser causado por três micro-organismos diferentes. De todas essas variações, a meningite meningocócica, causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo), é a mais perigosa. A doença funciona em surtos: de tempos em tempos, um dos cinco tipos mais comuns da bactéria ao redor do mundo provoca estragos.

Há vacina contra todas as variações da bactéria: além de A e C, há ainda os tipos B, W e Y. A boa notícia é que, graças à vacinação disponibilizada no sistema público de saúde desde 2010 contra o tipo C, a incidência de casos em crianças menores de 2 anos está caindo. Elas são as mais suscetíveis a desenvolver quadros graves de meningite meningocócica, que pode deixar sequelas e até ser fatal.

Mas voltando ao título deste texto: e quem nunca se vacinou ou não tem certeza se foi imunizado? Em pessoas com mais de 20 anos de idade, a urgência não é tão alta. É que esse público tem um risco menor de desenvolver um quadro grave de meningite. O número de mortes é maior em crianças e idosos, que têm um sistema de defesa defasado. Isso não quer dizer que adultos entre 20 e 60 anos estejam imunes ao contágio pela bactéria – mas os efeitos da doença tendem a ser mais leves, porque o sistema imunológico está em condições melhores para expulsar a bactéria antes que ela caia na corrente sanguínea. É ali que ela faz mais estrago, podendo levar à necrose de membros e até à morte.

Outro ponto que desestimula a vacinação de adultos, além da resistência naturalmente maior, é que, assim como acontece com crianças, o efeito protetor da vacina tem um prazo. A cada cinco anos, seria necessário repetir a dose, o que não faz muito sentido, já que essa população está razoavelmente menos vulnerável ao problema. Sendo assim, a vacina para um adulto não imunizado na infância só é indicada em casos de surto ou viagem a algum local de risco.

Fonte: Super Interessante