6 benefícios das aulas de dança para sua saúde e seu bem-estar

Pode ser que neste momento você não seja adepta de nenhuma atividade física porque não goste do ambiente de academias cheias de aparelhos de musculação ou de equipamentos para crossfit. Que tal, então, dar uma chance às aulas de dança?

Aulas de dança tonificam os músculos

Ao mexerem o corpo com movimentos repetitivos, todos os tipos de danças trabalham algum grupo muscular. Uma coisa é certa: depois de um tempo de dança frequente, você notará mudanças no seu corpo.

Dançar melhora a postura

Todas as danças trabalham os músculos das costas e requerem que as alunas olhem para a frente, com o rosto levantado. Resultado: a postura melhora muito no dia a dia, pois além de o corpo passar a suportar ficar ereto graças à musculatura mais firme, a forma de se posicionar corretamente se torna um hábito.

Calorias são queimadas quando você dança

Aulas de dança queimam, em média, 200 calorias por hora; a exceção fica com a Zumba, que pode chegar a queimar mil calorias em 60 minutos.

Todas as danças aliviam o estresse

Como qualquer atividade física, a dança aciona a produção de endorfina, dopamina e serotonina, os hormônios do prazer e da felicidade que se sobrepõem ao cortisol, o hormônio do estresse.

Eleve a autoestima dançando

O controle do corpo e dos movimentos faz qualquer pessoa se sentir mais dona de si e se enxergar mais poderosa nos espelhos das aulas de dança. A autoestima vai lá para o alto!

Aulas de dança trabalham a sociabilização

São aulas coletivas compostas por alunas com pelo menos um interesse em comum – a própria modalidade de dança escolhida. Se ver progredindo junto com as colegas, ensaiar para apresentações externas e compartilhar informações sobre a dança são ingredientes para amizades que nascem em cursos de dança.

Fonte: Abril Saúde